Pesquisar no site


Contato

Juventude do PT - Iguatu

E-mail: jptiguatu@gmail.com

Por uma Juventude Petista de massas, capaz de encantar corações e mentes.

17/05/2010 21:45


Uma das questões colocadas pela crítica pós-moderna é a necessidade de um novo paradigma capaz de encantar corações e mentes das novas gerações. Não se trata aqui de encontrar um “novo paradigma”. Este paradigma sempre existiu, pois é a luta pelo socialismo. Muita coisa vem sendo produzida, tanto na academia como na sociedade, que já vem apontando, não só para a atualidade da teoria socialista, como para os novos contornos que deve ter um socialismo capaz de disputar o “pós-neoliberalismo”.
 
Um “novo” socialismo deve dar conta de reconciliar seu acúmulo histórico com as novidades do mundo contemporâneo como o processo de globalização neoliberal e suas decorrências; o acúmulo do socialismo no Brasil e no mundo; o desenvolvimento deste “fenômeno” da juventude; o surgimento, ou ressurgimento, de muitas outras pautas no cenário como gênero, raça, meio-ambiente e diversidade sexual.
 
Na década de 80 o PT produziu um “novo” socialismo adequado à realidade brasileira, que nem por isso renegava a história do socialismo. Pelo contrário, tinha como horizonte estratégico à ruptura com o capitalismo e a construção do socialismo. Este “novo” socialismo combinava a luta através dos movimentos sociais, do partido e na chamada institucionalidade.
 
Infelizmente, na década de 90 vimos que este “novo” socialismo foi substituído por algo semelhante a velha social-democracia européia - da "melhora do capitalismo", da "revolução sem ruptura", em alguns casos até do “social-liberalismo”. Isso nos levou à Presidência da República, mas não conseguiu fazer profundas mudanças, nos levou também ao eleitoralismo e acabou nos colocou em uma profunda crise.
 
O que podemos dizer hoje é que o PT não oferece, como já ofereceu em outros tempos, uma referência capaz de encantar corações e mentes da juventude brasileira. A Juventude Petista, antes de tentar debater quantos núcleos e aparelhos terá, tem que colocar como prioridade o debate da estratégia, de lutar incansavelmente e nitidamente pelo socialismo, para dessa forma, novamente encantar os corações e mentes da juventude brasileira.