Pesquisar no site


Contato

Juventude do PT - Iguatu

E-mail: jptiguatu@gmail.com

JUVENTUDE + AÇÃO = TRANSFORMAÇÃO: Uma “equação” possível.

27/02/2010 21:09
Por: Juvimário Andrelino Moreira(Dudu).


Já paramos para pensar o quanto somos importantes para a transformação do espaço social em que vivemos, o quanto podemos fazer para mudar essa sociedade e fundar uma nova? Como o fazermos? Por que o fazermos?
A juventude é a fase transitória fundamental da formação da criança em adulto. O mundo da criança é fantasiosa e o mundo adulto é moldado, pré-estabelecido, rotineiro. Nós vivemos entre a utopia e a realidade e, nesse centro, temos algo que as crianças não possuem e os adultos vão perdendo ao longo da vida: a energia de transformar e mudar a normalidade. Somos tidos como anormais. E como isso é bom. Imagine se fossemos uma massa seguindo o que o sistema capitalista nos diz: - comprem, comprem, comprem. Caramba! Eu não quero só comprar, há algo mais interessante a ser gasto energia. Que tal uma revolução. Mas o que é revolução? Se formos no dicionário Aurélio teremos as seguintes respostas: 1. Ato ou efeito de revolver(-se) ou revolucionar(-se); 2. Rebelião armada; revolta, conflagração, sublevação; 3. Transformação radical e, por via de regra, violenta, de uma estrutura política, econômica e social. Analisemos estas duas últimas. Causa até medo, não?
Medo? Medo do que? Há maior violência do que trabalharmos e o dinheiro do nosso trabalho ir para as mãos de quem tem mais? Medo maior do que um pai ou mãe de família de amanhecer o dia e não ter o que dar para comer aos seus filhos? Medo maior do que os jovens sentem ao terminar o Ensino Médio e não haver oportunidades de emprego para ele? Medo maior do que adoecer e ter que enfrentar a fila da morte num hospital lotado? COMO É VIOLENTA ESTA SOCIEDADE CAPITALISTA.
 
Certo dia, conversando com um padre, ele me disse que Deus não quer isso. Portanto são os homens e mulheres responsáveis do que acontece na terra. Isso implica que se somos responsáveis podemos reverter esse processo, não acham? Como o fazermos? Eu resumiria em uma palavra: UNIÃO. Uma juventude unida e lutando para que algo aconteça seria igual a uma adição simples: Juventude + Ação = Transformação. Essa fórmula é resolvível e possível de se acontecer. União implica doação, respeito e amor por uma causa. A união soma e as somas servem para aumentar e, se aumentarmos um exército jovem, nada poderá nos deter a transformar essa SOCIEDADE DO MAL(CAPITALISTA).
 
Mas para que transformar essa sociedade? Ora, a resposta está em nós mesmos. Que oportunidades nós temos como jovens? Que projeto foi destinado a nós? A sociedade capitalista é mistificante: ela diz que somos o futuro do país e não nos oferece nada para o sermos. Ela é cruel e vista por muitos como uma mãe. Mãe cuida, dar amor, educação. Essa sociedade maltrata, é uma “Madrasta Vil”. Eita Brasil, vamos investir nos jovens ou teremos mais um discurso de esperança de uma sociedade igualitária livre, justa e igualitária e uma ação capitalista.

Nós queremos ter as mesmas possibilidades que os capitalistas têm de uma educação, saúde, lazer, comida... de qualidade. Nós queremos ter direitos reais iguais. Nós queremos ser jovens potenciais e transformadores desta merda de sociedade. E o mais importante: NÓS PODEMOS! Uni-vos; unamo-nos!

À todos os companheiros e companheiras que vem somando forças para uma sociedade diferente: justa, livre e igualitária.
visualizar o recado inteiro
recolher recado
visualizar o recado inteiro
recolher recado