Pesquisar no site


Contato

Juventude do PT - Iguatu

E-mail: jptiguatu@gmail.com

INTERPRETAR OU TRANSFORMAR?

27/02/2010 21:08

Nossa responsabilidade como jovens marxistas ultrapassam as barreiras do sistema capitalista. O capitalismo é um sistema que exclui, tolhe as potencialidades humanas e principalmente da juventude. O que fizemos para a derrocada do capitalismo e o triunfo do socialismo? Pergunto isso não só para a juventude, mas a todos e todas que se assumem marxista. Durante esse processo de crise do sistema era necessário uma organização para traçar metas e metodologias na perpesctiva de (re)organização das classes e, atuação destas, para melhoria das condições de vida dos trabalhadores e trabalhadoras. No entanto, observamos uma desorganização entre os grupos de esquerda.

Não há mais chances para lutar por uma sociedade justa, livre e igualitária? Os grupos de esquerda sucumbirão? Sempre haverá lutadores e lutadoras que se unirão para a perspectiva de materialização do socialismo, porém temos que perceber que essa luta não se faz com interpretações de textos, mas com lutas organizadas da classe trabalhadora para inserção desta nas paredes do poder. Só uma classe pode lutar por sua classe. Nossa construção tem de ser histórica e práxica e não meramente teórica.

Passara-se seis meses que me batizei no marxismo e pensei que nos grupos em que participara, construiríamos juntos e juntas, ações para enfraquecer o capitalismo e instaurar uma sociedade posneoliberal. E o que vou vendo a cada dia é um conjunto de pessoas que se reunem para debater textos, enquanto cada vez mais o sistema vai se organizando e os grupos se cansando de ler e construir textos que não estão transformando a sociedade.
Sei que o resultado de uma sociedade é histórico, principalmente o do socialismo, mas não podemos esquecer que a história é feita por nós e se não o fizermos nada, nada acontecerá. "os filósofos limitaram-se a interpretar o mundo de distintos modos; do que se trata é transformá-lo" (Marx). Eu não quero só interpretar o mundo, mas juntos com todos e todas vocês o transformar, eu quero ser transformador, e voces?

Dudu (Juvimário).